domingo, 7 de março de 2010

Trabalho do Jornal i no dia 26 de Fevereiro

Recortes de Imprensa




Ver Era uma vez uma Branca de Neve que andava de patins » Ver fonte
Data: 26 de Fevereiro de 2010
Fonte: Jornal i
Autor: ANA DIAS FERREIRA


Ver Era uma vez uma Branca de Neve que andava de patins

O clássico dos Irmãos Grimm transformado num espectáculo para crianças onde todo o elenco desliza sobre rodas. Para ver hoje no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, em três sessões

ANA DIAS FERREIRA

Que acontece quando um treinador e aficionado de patinagem artística é convidado a produzir um espectáculo? Acontece "Branca de Neve na Floresta Encantada", que se apresenta hoje no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e onde o conto de fadas dos Irmãos Grimm é encenado com um elenco que desliza pelo palco em cima de uns patins de quatro rodas.

O desafio foi feito a Frederico Bernardo há três anos, no Festival de Chocolate de Óbidos. Responsável pela pista de patinagem do festival, o treinador respondeu ao convite para apresentar um espectáculo com "A Princesa e o Açúcar". A estreia teve tanto sucesso que se seguiram outras, sempre em cima de patins e para um público infantil: "O Quebra- Nozes", a partir do bailado de Tchaikovsky, "A Casinha do Chocolate", a partir de "Hansel e Gretei", e por fim "Branca de Neve na Floresta Encantada", que tem corrido o país e depois de se apresentar no Porto segue para o Teatro Gil Vicente, em Coimbra, a 12 de Março, e para o Centro de Congressos de Portimão, a 21 de Maio.

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, vai começar um espectáculo com ginástica, teatro, dança e música." E assim que se dá início a esta Branca de Neve sobre rodas, que também inclui alguns números circenses com arcos, trapézios e malabaristas, e é contada através das palavras de uma fada, interpretada pela conhecida actriz Patrícia Candoso. "O espectáculo não é só patinagem, isto não é um campeonato", brinca o encenador Miguel Coelho, que decidiu dar início a esta versão com uma Branca de Neve ainda criança, que vive feliz em casa do pai até à chegada da madrasta, uma mulher invejosa que rapidamente mostra que não sabe lidar com a beleza da princesa.

A história que se segue toda a gente conhece e é, provavelmente, das mais famosas do mundo. Há quem diga que Branca de Neve é o conto de fadas que resume todos os contos de fadas, e a verdade é que foi a primeira escolha de Walt Disney para se lançar nas grandes produções de animação, em 1937. Nesta versão em patins vamos saltar do palácio do pai para a floresta encantada e o interior da casa dos anões. Saltar não, perdão. Deslizar.

Sem comentários: