segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vamos ajudar a Ana Isa

Feche os olhos por momentos e imagine como seria viver na escuridão. Palavras para quê... São assim os dias da pequena Ana Isa Moura Frutuoso, uma menina invisual que poderá ter cura para a cegueira. A esperança está do outro lado do Atlântico, na Guatemala. Para concretizar este sonho, precisa da ajuda de todos.
Ana Isa tem 2 anos e uma alegria contagiante. A menina é portadora de uma displasia septo-óptica (obstrução do nervo óptico) desde o seu nascimento.
É com lágrimas nos olhos que Susana Moura, mãe da Ana, relembra o dia em que foi feito o diagnóstico. "Sentia que havia qualquer coisa errada, mas nunca pensei que ela fosse cega", testemunha.
A partir desse dia a vida de Susana e Vasco Frutuoso, pai da Ana Isa, mudou radicalmente. "Passei a viver em função da minha filha e à procura de tratamentos que pudessem dar-lhe a visão", conta a mãe.
Apesar da escassez de informação e de várias tentações na Internet - a maioria sem qualquer fundamento científico -, Susana nunca baixou os braços. Recentemente, através de um amigo, entrou em contacto com investigadores da Bioteca (laboratório que recolhe e conserva células estaminais provenientes do cordão umbilical). Daí até entrar em contacto com médicos da clínica da Guatemala, que têm protocolos com a Bioteca, foi um "pulinho".
Em Fevereiro, depois da Ana Isa completar o 3º aniversário a 9 de Janeiro, pretendem viajar até à Guatemala para iniciar o tratamento, orçado em 12.900 euros. A esta despesa juntam--se os custos da viagem (cerca de cinco mil euros), estadia e consultas de acompanhamento em Portugal.
Os pais da Ana Isa não conseguem suportar todas as despesas, que rondam entre 20 a 25 mil euros, e apelam à solidariedade de todos. Em qualquer banco poderá fazer o seu donativo, basta para tal depositar ou transferir dinheiro para a conta ‘Esperança de um olhar’ (conta Santander Totta – NIB 0018 0003 21145800020 43).
Na região, há rifas à venda e caixas de donativos em estabelecimentos comerciais e nos Bombeiros Voluntários. A Associação Regional Alcobacense, nos Estados Unidos, vai atribuir as verbas da festa à Ana Isa (ver página 6).
Luci Pais

Brevemente mais informações

Sem comentários: